quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Embarcações dos Descobrimentos















Galeão:
Um galeão é um navio a vela que possui quatro mastros, de alto bordo, armado em guerra, frequentemente utilizado no transporte de cargas que possuíam alto valor na navegação oceânica entre os séculos XVI e XVIII. Alguns tinham 1200 toneladas e 40 bocas-de-fogo.
Por volta do século XII, o galeão era uma pequena galé com uma só ordem de remos, e de formas finas. Mais tarde aplicou-se o termo a navios de alto bordo e de velas nas carreiras da América, da África e das Índias.
Em 1770, durante a guerra da sucessão da Espanha, vários galeões carregados de ouro afundaram na baía de Vigo.
Em Maio de 2007 foi descoberto um carregamento de moedas de prata de um galeão espanhol, com equivalência chegando a 1 bilhão de reais.
O galeão também era usado por piratas, mas após ser roubado ou construído pelos mesmos se chamava Corsário.











Nau:
Nau é uma denominação genérica dada a navios de grande porte até o século XV usados em viagens de grande percurso. Em vários documentos históricos a nau surge com a denominação de nave (do latim navis), termo utilizado quase sempre entre 1211 e 1428. Opõe-se-lhe o termo embarcação, aplicado a barcos de menores proporções, utilizados em percursos pequenos. As naus eram também chamadas carracas.

Caravela:
A caravela foi uma embarcação usada e inventada pelos portugueses e também usada pelos espanhóis durante a Era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI. Segundo alguns historiadores, o vocábulo é de origem árabe carib (embarcação de porte médio e de velas triangulares — velame latino). Existem historiadores que defendem que a origem da palavra seria carvalho, a madeira usada para construir as embarcações. A caravela foi inventada e aperfeiçoada durante os séculos XV e XVI.

Um comentário:

  1. Pesso desculpa mas isto esta muito errado. Portugal por exempolo começou a utilisar galeoes em inicios do sec XV, e tão grandes que o proprio rei ordenou uma lei que proibia o fabrico de navios tão grandes. havia o caso do galeão Santa catarina do monte sinai com mais de 100 canhoes e o são joão baptista com mais de 300 canhoes. no sec XV portugal tinha os maiores galeoes do mundo. Neste texto li em alguns sitios que os galeoes apareceram so no sec XI e XII.
    Para nota, nos finais do sec XV na armada espanhola que atacou inglaterra. os maiores galeoes, como o -
    SAão Martinho(San Martin) (48 guns) Flagship of the commander-of the fleet, the Duke Medina Sidonia
    -Galeon de Florencia 52 guns).
    -São João( San Juan) (50 guns).
    -São Felipe (San Felipe) (40 guns).
    -San Louis (38 guns).
    -San Mateo, (San Mateus) (34 guns).
    Todos eles galeões portugueses, e maiores do que qualquer galeão espanhol
    http://www.areamilitar.net/HISTbcr.aspx?N=102

    ResponderExcluir